quarta-feira, 13 de abril de 2016

BORDADO NA UNIVERSIDADE????

Quando falam em bordado a primeira imagem que vem na sua cabeça é de uma senhorinha de cabelos bem branquinhos, de óculos na ponta do nariz e um coque no alto cabeça?

Se você respondeu sim, também deve ter lembrado daqueles tradicionais paninhos de prato. Saiba que as coisas mudaram um pouquinho. Continuam a existir os bordados tradicionais, porém com novos usos, em outras superfícies, outras aplicações e funções.

Os bordados modernos estão mais valorizados, tanto por quem faz quanto por quem compra e usa. O mercado deu visibilidade para os novos produtos que são feitos à mão e, que por isso, seguem a tendência do slowcraft e slowfashion. Acontecendo na atual situação econômica de diminuição dos gastos, porém contribui para um consumo mais consciente e um uso mais racional dos recursos, não deixando a economia parar. Trata-se de peças exclusivas e personalizados, mais valorizadas e mais difíceis de descartar pelo valor agregado à peça, muito mais do que ao valor pago.

Com essa visão estamos nós (eu e mais uma mulherada) em uma sala de aula da UDESC -Universidade do Estado de Santa Catarina. Estamos estudando e produzindo no Curso de Extensão ECOMODA para melhorar conceitos, cores e aplicações de uso de maneira mais comercial dos produtos e serviços relacionados aos bordados. O curso visa com isso divulgar e difundir a cultura do bordado na região. Ao final do curso os trabalhos farão parte de uma exposição.

Foto: Dolores

O primeiro produto em desenvolvimento é uma almofada com desenho geométrico fornecido pelo curso e trabalhado com as cores complementares azul violetado e amarelo ouro.


Foto: Pinto e Bordo

Acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário