terça-feira, 27 de setembro de 2016

QUEM É ELA?

A minha vida de bordadeira!


Difícil escrever sobre si mesma e descrever coisas que aconteceram tão naturalmente e ao longo dos tempos, sem ter uma data ou um acontecimento marcante. Mas vamos lá! O difícil não é impossível! ;) 

Depois da segunda aula de bordado da vida, em 2015, que me peguei pensando sobre o meu lado bordadeira. Nunca havia feito essa diferença entre a criança e a bordadeira, entre a desenhista e a bordadeira.

Neste encontro/aula foi quando eu parei para pensar: Há quanto tempo eu bordo?
E, para minha própria surpresa, lá se vão 30 anos!!!



30 anos de muitas linhas, agulhas, gráficos, amostrinhas, revistas, tecidos, tardes produtivas de domingo e muito aprendizado... Comecei bordando com a madrinha, na casa dela. Tenho lembranças de aos 5 anos (e nem caminhar ainda por conta da minha deficiência física) já estar as voltas com o colorido das linhas.  Ela nunca afastou das crianças (de mim e dos primos) tesouras e agulhas. Pelo contrário, todos tínhamos nossos tecidinhos e alguma coisa a gente bordava. Certo ou errado não importava muito, mas sempre estávamos a sua volta com os bordados e os biscoitinhos de feira.


Desde então, eu nunca parei de bordar. Mesmo que fosse para passar o tempo ou para ajudar a madrinha com as "encomendas". Digo "encomendas" porque ela dizia que era uma encomenda só pra eu ficar bordando com ela. Todo mês ela comprava revistas com os gráficos e antes mesmo de ler ela me dava para eu ver se queria bordar algo. Aos poucos começaram as surgir as encomendas de verdade. E não pararam mais! Fiz algumas pausas quando os estudos exigiam mais tempo, mas nunca abandonei os bordados.


Quando tive acesso a internet surgiu um encantamento ainda maior com os bordados. Comecei ver gráficos e trabalhos maravilhosos. E uma maior variabilidade de aplicações e usos para os trabalhos manuais de forma geral. Comecei a entrar em contato com as pessoas mandando mensagens e e-mail, mas nunca era respondida... Foi aí que tiver a ideia de fazer o blog para mostrar os trabalhos que já havia feito. O nome do blog veio na mesma hora! PINTO E BORDO. Adorei!  A partir da criação do blog comecei a ser respondida, dar dicas, trocar informações, gráficos, ideias e inspirações.

A pintura surgiu bem depois de começar a bordar. A vontade sempre existiu em mim, porém por tempo, condições físicas e financeiras foram sempre ficando pra quando desse. Comecei com a pintura em MDF por achar que seria mais fácil eu aprender a usar e pegar o jeito com esses materiais, apesar de a minha vontade sempre ter sido mesmo a pintura em tela. A qual só realizei agora em janeiro de 2016.

Nuca deixei de estudar. Fiz o curso de Técnico em Edificações, Design Industrial e Pós Graduação em Gestão Pública. Cada curso teve sua contribuição para a melhora na qualidade dos meus artesanatos sobre vários aspectos. Porém, os meus artesanatos tiveram muito mais contribuições para os meus estudos do eu poderia imaginar. 

Hoje, as pinturas e os bordados são partes importantes de mim. Quando chego em casa depois do trabalho estou sempre pensando em alguma coisa  para fazer. Coisas que as pessoas possam usam, além de decorar seus ambientes. Todos os dias mexo em alguma coisa dos meus artesanatos. Na minha escrivaninha já fica montado algum trabalho para fazer, nem que seja 5 minutinhos antes de dormir. É como uma meditação, uma atividade desestressante, relaxante, prazerosa, quase viciante! 


É gratificante ver um trabalho pronto, as pessoas usando e elogiando. É bacana quando alguém me encomenda algo e pede que eu escolha as cores, desenhos, etc. sinal de muita confiança no meu trabalho. Não gosto quando alguém compra para "ajudar", gosto mesmo é de quem compra para usar!

Deixo o meu mais sincero sentimento de gratidão à minha madrinha, Sônia, por ter me apresentado a esta arte / tradição / cultura, aos meus clientes e aos amigos incentivadores!  E vamos para mais 30 anos!!!!   Beijos e bons trabalhos



Acompanhe mais atividades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário