sexta-feira, 11 de maio de 2018

É INICIANTE NO BORDADO?

Há um certo tempo eu escrevi este post para passar como eu faço antes de começar a bordar, os jeitos de transferência do desenho para o tecido, dicas de linhas e agulhas e agora deu vontade de compartilhar de novo! É claro que sempre tem uma mexidinha no texto pra acrescentar uma coisinha! 

Antes de começar a bordar os pontinhos é preciso fazer várias etapas de preparação. Então, se liga na #dica e vamos começar! 

Selecione o tipo de tecido que será usado e o desenho a ser bordado.
Corte o tecido no tamanho do trabalho. Lembre-se de deixar uma margem de sobra se houver costura ou outro acabamento.
O ideal é passar a ferro o tecido antes de começar a cortar para que as dobras e amassados não alterem o tamanho. E também  lavar se for um tecido que encolhe.
Coloque o tecido sobre uma mesa ou superfície plana de modo que o tecido não fique enrugado. Sobre o tecido coloque o papel carbono (atenção com o lado do carbono: o lado que solta o carbono deve ficar para baixo, em contato com o tecido) e sobre o papel carbono coloque o desenho no local exato que será bordado.
Prenda as três camadas (tecido, papel carbono e o papel do desenho) com alfinetes ou fita adesiva de modo que o desenho não se mova na hora de riscar.
Acompanhe no esquema abaixo:

Esquema 1

Gosto de fazer com alfinetes, como na foto abaixo, mesmo sabendo que fica um pontinho bem pequenininho onde o alfinete furou o tecido, acho mais prático.

Foto: Pinto e Bordo

Passe o lápis de grafite mais duro (2B) por cima do desenho a ser bordado com bastante atenção para que não falte nenhuma parte do desenho. Após, retire os alfinetes e/ou fita adesiva, o papel do desenho e o papel carbono. Não recomendo passar o desenho com caneta. Mesmo tendo a camada do papel carbono e do desenho pode acontecer de a caneta perfurar e manchar o tecido.


Foto: Pinto e Bordo - tansferência do desenho para o tecido

Se for desenhar no próprio tecido use o lápis de grafite mais macio (6B) e capriche no traço. Lembre-se: a qualidade do desenho está diretamente relaciona com a beleza do trabalho! 
O desenho também pode ser feito a mão livre diretamente no tecido com uma caneta fantasma. Sua tinta desaparece com calor acima de 60 graus, então pode ser apagada depois de bordar com o calor do ferro de passar ou do secador de cabelos! É sensacional, sou fã desta caneta! 
Agora seu tecido já está pronto para ser bordado.


Foto: Pinto e Bordo - Desenho exclusivo

Escolha a agulha conforme a espessura da linha / quantidade de fios e a trama do tecido a ser perfurado. Uma linha mais grossa requer uma agulha com furo maior. Um tecido de trama bem fechada combina mais com uma agulha mais fina. Porém, esses 3 elementos (trama do tecido, agulha e linhas) podem variar bastante e vão depender do gosto e aptidão de cada pessoa.
Passada a linha na agulha, dê dois nós (um sobre o outro) em uma das pontas da linha. Este nó servirá para que a linha não atravesse completamente o tecido e escape no primeiro ponto, conforme o esquema 2.

Esquema 2

Ou também podemos usar a linha dobrada, como mostra o esquema 3. Isto quer dizer que podemos usar 1 fio de linha e dobra-lo para que o bordado fique com 2 fios. Assim como 2 fios virarão 4 para bordar e assim por diante.

Esquema 3

Tudo pronto é a hora de escolher os pontos para cada parte do desenho. Não precisa ter pontos diferentes em cada parte do bordado, nem todos os pontos iguais. Não há regra. A escolha dos pontos vai ser de acordo com o gosto pessoal. Isso vai expressar a particularidade e personalidade de cada trabalho.
A variedade de pontos costuma ser usada conforme o realismo que se quer dar ao bordado para representar o mais próximo com a realidade possível; ou também para representar padrões geométricos e abstratos. Entretanto, há algumas categorias que ajudam na escolha dos pontos e estão separados em: para contornar, para preencher os desenhos, pontos de laçada e mais muitos outros sem categoria que você pode usar conforme sua imaginação e criatividade.

Agora é mão na agulha e bons trabalhos!
Foto: Pinto e Bordo - Kit de bordado

Não esqueça de deixar seu comentário!
Ele é incentivador e motivador!

Acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário