sábado, 10 de outubro de 2020

Você sabe o que acontece quando você começa a bordar?

Com certeza mudar a sua vida!

Essa lista varia de pessoa para pessoa, por isso ela está sempre em processo de escrita. E as coisas também podem não acontecer necessariamente nesta ordem.

A sua vida nunca mais será a mesma. Assim como você vai transformar linha, agulha e tecido em um bordado, o bordado vai transformando você lenta e internamente. Não é uma transformação física, poucos notaram, mas quando você se der conta perceberá grandes transformações internas.

Está dispost@ a arriscar? Confere essa lista que eu preparei!

 
Fotos de Pinto e Bordo

1 O tempo passará diferente. Você vai perceber que quando estiver bordando vai perder a noção do tempo. Vai entrar em fluxo, como um tempo de meditação.

2 As prioridades mudarão. Você vai ver que aquela roupa que está esperando para ser passada pode esperar mais um pouquinho. Ou que aquela vassourinha que você iria passar na casa pode ficar para amanhã.

3 Organização do dia. Agilizar suas atividades para que sobre um tempinho para bordar também vai acontecer.

4 O foco e a atenção vão estar mais ativos no seu dia a dia, pois você vai precisar deles para aprender algo novo.

5 Desenvolver a persistência. Caso você não consiga fazer o bordado como gostaria poderá tentar outra vez, pesquisar outros métodos, outros materiais até que o resultado seja satisfatório.

6 Alegria de um trabalho terminado. Quando você terminar um bordado vai sentir um orgulho e um prazer gigante de ver algo que você se dedicou a aprender e a praticar concluído. A satisfação pessoal é indescritível. Isso aumenta sua confiança e autoestima provando que você é capaz. O poder pessoal se fortalece!

7 Compreender a perfeição da imperfeição. Entender que nem todos os pontos de bordados são fáceis de serem executados, que os avessos nem sempre, ou quase sempre, não são perfeitos. Isso serve também para gente ver que, nem nós nem os outros, também não somos. E aceitar isso (nos bordados, na gente e nos outros) fica mais fácil.

8 Conhecer outras pessoas. Você vai sentir necessidade de partilhar isso com alguém que tenha o mesmo sentimento e entusiasmo que você. Os grupos de encontro para bordar são ótimos lugares. Vai ser um espaço só seu, da sua identidade e individualidade, bem como, de pertencimento a um grupo. E não um lugar onde você é a mãe do fulano, a esposa do ciclano, a filha do beltrano e onde os problemas não precisam entrar, a menos que você queira compartilhar.

9 Novas amizades. Você vai acabar conhecendo alguém que mora perto de você, alguém que tem o mesmo estilo de bordado que o seu, alguém para passar a receita daquele bolinho do lanche que você gostou e por aí vai! Ah, você também pode engordar, pois os lanches fazem parte de um bom encontro de bordado!
Amizades virtuais também serão bem-vindas. Você vai se ver solicitando amizade e seguindo pessoas que você nunca viu antes nem pessoalmente só por admirar os trabalhos.

10 Vai virar a louca do bordado. Você vai ver possibilidades de bordados em tudo! Vai querer sair agulhando tudo que tem em casa.

11 Vai no armarinho comprar só uma cor de meada e volta com duas sacolas. 
Vai achar que sempre falta uma cor para combinar com o pretexto de comprar mais linhas. Vai descobrir armarinhos online (na pandemia apareceram vários) que vão ser a sua perdição!

13 Vai criar 1.000 pastas no Pinterest (que talvez você nem olhe) de tão enlouquecida de ideias que você vai ficar. Mas não fiquei só nas ideias, nem perca seu tempo ali, o melhor do bordado é fazê-lo!

14 Vai querer aprender outras técnicas para complementar o seu bordado. Pode ser costura, pintura, aquarela, tecelagem, artes aplicadas, desenho... Isso vai  agregar beleza e valor.

15 Você vai querer que todos os seus amigos comecem a bordar também. Vai falar e mostrar pra todo mundo os seus feitos! 

16 Os presentes dados nunca mais serão os mesmos. Você vai ver como faz sentido presentear com algo que a gente faz com as próprias mãos. Algo que a gente coloca a nossa energia, a nossa boa intenção, todo nosso amor e carinho.

17 Vai começar a repensar sobre como os trabalhos manuais (presentes, produção para venda, entre outros) são muito mais sustentável do que as coisas industrializadas. Cada peça produzida será única, diferente das produções em série feitas pela indústria. Além de poder ser personalizada!

18 Decorar a casa vai ficar mais barato. Para fazer peças para sua casa você vai precisar de um pequeno investimento em materiais, depois vai fazer as peças que terão o seu estilo e fará no seu tempo, além de ser uma atividade muito prazerosa.

19 Diminui a ansiedade. Trabalhos manuais, atividades criativas, mexer na terra, entre outros, são atividades que controlam a ansiedade, pois liberam hormônios que produzem sensação de bem-estar. Há muitas pesquisas sobre isso, não tô inventando não!

20 Memória afetiva. Você vai acabar se lembrando de uma tia, uma avó, madrinha, irmã... alguém que fazia algum tipo de trabalho manual e isso provavelmente vai te remeter a um passado e um tempo bom.

21 Fácil de levar pra qualquer lugar. Enquanto espera uma consulta, no terminal de ônibus, no avião (dá sim, tem algumas regras para os materiais, mas pode levar. Consulte o regulamento), uma tarde no parque, um café com a amiga, na casa da Vó...

22 Vai literalmente sonhar com isso! Sonhar com uma caixa de linhas (coloridas e organizadas), sonhar que perdeu a agulha, com o projeto pronto, com ideias de bordados

23 Perder a paciência com a linha enrolada. Você vai se irritar com a linha enozada, mas depois vai descobrir que tem jeitos de organiza-las para que isso não aconteça. Ahhh, é tão gostosos desatar aquele bôbôlô de linhas, né não?  rsrsrsr eu adoro!

24 Vai mudar seu conceito sobre iluminação. Vai quer luz forte em tudo para poder bordar. E também pode descobrir que precisa usar óculos ou que se convença a usá-los de uma vez. São as duas coisas mais importantes para ajudar a colocar a linha na agulha: boa luz e visão.

25 Em pouco tempo vai estar falando com uma bordadeira usando termos como, dobrar a agulha, vai inventar pontos, 

26 É viciante! Você não vai querer parar de fazer suas atividades criativas manuais e vai entrar madrugada à dentro!

27 
Uma companhia em que você pode ficar contando sobre os seus pensamentos, refletindo sobre alguns temas, achando soluções para outros.


Em fim, são muitos os benefícios de se fazer atividades criativas manuais. Esta lista, que poderá ser muitas vezes atualizada, é simples e superficial. Nem todas essas situações vão acontecer com qualquer pessoa. Cada individuo responde de maneiras diferentes e mais profundas do que listei, porém os resultados de melhora na vida são para todos.

Estes exemplos são fruto de observação da vida pessoal, de amigas, colegas,  alun@s e relatos que chegaram até mim. Não tem nenhum cunho científico, é da vida real e prática para inspirar e incentivar você!

2 comentários: