terça-feira, 10 de março de 2020

DICAS PARA BORDAR TECIDO ESCURO

Oi gentes!

Depois de muito bordar em tecidos como èthaminé, algodão cru e linho clarinhos fui me aventurar no tecido escuro com mais propriedade! 


Já era uma vontade antiga, mas sempre tinha outras encomendas e convites para  exposições, presentes ... Quando resolvi dizer "não" para tudo isso sobrou tempo para fazer as coisas que eu tinha vontade e ideias próprias. Em resumo, deixei de receber demandas dadas por outras pessoas para por em prática as minhas ideias (minhas próprias demandas) e a cada pequeno projetinho rápido (de ideia, de decoração da minha morada, de reaproveitamento, etc.) era uma alegria imensa!

Essa também era uma #dica ou reflexão que gostaria de fazer aproveitando o contexto!

Agora vamos ao que viemos!

Planejamento do PROJETO.
A ideia era de fazer um quandro com moldura de bastidor só com texto, letras grandes. Nada desenhos ou detalhes.

A escolha do TECIDO.
Eu escolhi bordar no BRIN azul marinho e não no TRICOLINE porque o brin é mais grossinho e mais estruturado para aguentar a linha que eu pretendia usar. O Tricoline é mais fino e molinho, pede linhas mais finas e delicadas, o que não caberia neste caso, pois o bordado é uma frase com letras grandes e o próprio peso da linha vai interferir no resultado.

RISCO ou DESENHO
Escrevi a frase de samba que eu queria bordar no computador e depois imprimi. Usei dois tipos de letras, cores e tamanhos diferentes para destacar uma palavra.

Método de TRANSFERÊNCIA do desenho / risco.
O tecido escuro é difícil usar a mesa de luz (a não ser que a trama seja mais aberta, que não é este caso). É mais comum quando temos as canetas apagáveis (calor, água ou tempo) que ela seja para tecidos claros (geralmente algodão cru) e ter várias cores acaba sendo caro. Então, o método escolhido e com o melhor custo benefício acabou sendo o bom e velho PAPEL CARBONO! Eu tenho o preto, branco, amarelo e vermelho! Não precisa de tantos, comprei por curiosidade! Nunca precisei usar o vermelho e nunca usei o branco... Uma folha dura muito e pode usar muitas vezes  a mesma parte da folha. Aqui estou usando metade de uma folha A4 (essas comum de impressora de casa). Mas aí você deve estar pensando: "carbono mancha tudo..."  e eu digo que mancha mesmo, mas essa #dica diminui muito o risco de manchar ou até nem mancha. Preste atenção na foto 1, eu prendo os alfinetes no tecido e no desenho, o papel carbono amarelo não está preso (ele não precisa estar preso, o importante é o tecido e o desenho ficarem fixos). Entre o desenho e o tecido vou colocando o papel carbono com cuidado. Na foto 2 o carbono já está embaixo da área do desenho e ainda sobra espaço para apoiar as mãos fora da área do carbono.
Com um lápis risco por cima do desenho com um pouco de força, pois o amarelo fica clarinho, todo o desenho. De vez em quando levanto o papel para ver como está ficando o carbono amarelo no tecido até completar tudo que é preciso bordar.  Mas nem tudo sai conforme a teoria... rsrrs  Reparem nas fotos 3 e 4 que tem uma palavra de cor diferente, pois esqueci de passar por cima e de conferir antes de tirar os alfinetes. Lembrei de um vídeo que vi há muito tempo onde uma pessoa desenhava com aquelas canetas de gel com brilho direto no tecido à mão livre. Essa é mais uma #dica ! Perceba na foto 4 que completei a palavra que faltava desenhando direto no tecido, super funciona!

A AGULHA usada.
Sabemos que a agulha é determinada pela combinação desses 3 elementos: tecido-linha-agulha. Como eu queria usar linha de novelinho/rolinho no mínimo teria que ser uma que passasse linha sem sofrer e nem fosse muito grande que faria um buraco no tecido, então escolhi a agulha 7 com ponta.

A LINHA.
Decidi já desde a escolha do tecido que usaria de novelinho/rolinho. Acho que pra esse trabalho que não é tão delicado, que não tem detalhes, que não preciso diferenciar espessuras e volumes seria o ideal. Além de render mais nos dois sentidos! Rende mais a produção do bordado e rende mais financeiramente.

Escolha das CORES.
É um jeito diferente de usar as linhas do que estava habituada com o tecido claro. E, também, uma oportunidade de usar cores diferentes! As cores clarinhas aparecem mais, porém ficam todas muito parecidas. Por exemplo, o verde e o salmão clarinho ficaram muito parecidos um com o outro e os dois parecem brancos. No entanto, se reparar na foto 5, as cores mais "alegres" parecem vibrantes, mais vivas do que a gente estava acostumada a ver! Aqui usei uma tríade com o mesmo grau de saturação.

foto 1 da Pinto e Bordo

foto 2 da Pinto e Bordo

foto 3 da Pinto e Bordo

foto 4 da Pinto e Bordo

foto 5 da Pinto e Bordo

PONTOS UTILIZADOS
Usei 2 tipos de fontes e, por isso, resolvi usar 2 tipos de pontos. As letras menores são da fonte Lucida Handwriting Bordei com ponto atrás e em cada linha de texto usei cores diferentes. As letras grandes são da fonte Bauhaus 93, que tem uma área bem grande e para fazer o preenchimento bordei com ponto areia, como é possível conferir bem de pertinho na foto 6.

FINALIZAÇÃO
Finalizei colocando o tecido no bastidor de 20 cm de diâmetro, olha na foto 7! Puxei bem o tecido pra ficar esticado e colei com cola universal. A melhor colar universal que usei até hoje foi da marca círculo.


foto 6 da Pinto e Bordo

foto 7 da Pinto e Bordo

Um comentário: