Lembrando que quem não viu os materiais básicos da postagem anterior pode acessar aqui: MATERIAIS BÁSICOS
A maioria desses materiais duram muuuito e, por isso, são um investimento na minha opinião. Tanto financeiramente quanto na sua experiência de viver esse momento. Portanto, avalie o quanto isso é importante para você!
MATERIAIS COMPLEMENTARES
BASTIDORES
Bastidor são essas duas peças que se encaixam para deixar o tecido entre elas bem esticado e na hora de bordar ajudam para que o tecido não fique enrugado.
Eles podem ser de vários materiais, como por exemplo: bambu, madeira, plástico, inox, MDF. E ainda podem ter tarracha ou não, mola ou outro tipo de regulador de pressão. Os mais comuns são no formato redondo, mas também existem ovais e quadrados. Podem ser usados em suportes articulados de mesa ou de chão.
Foto: Pinto e Bordo - Vários tipos e tamanhos de bastidor. |
Além de serem usados para facilitar na hora de bordar, os bastidores também podem ser usados para finalizar um peça, servindo moldura e acabamento, exemplos: AQUI!
E como fazer esse acabamento post ensinando: AQUI!
CANETAS
Existem algumas canetas que facilitam essa parte da transferência do desenho para o tecido. Por exemplo: as canetas com tinta removível, apagável e temporária. Com elas você pode desenhar diretamente no tecido e, ao final do trabalho, remover na maneira indicada. Algumas canetas são apagáveis com o calor e podemos retirar atritando com a borrachinha que vem na ponta da caneta - a primeira caneta da foto (não recomendo, pois acaba levantando os pelinhos do tecido) melhor passando a ferro ou o secador de cabelos. Outras canetas vem com duas pontas: a ponta de desenhar e a ponta de apagar - a última caneta da foto. Tem a caneta em que a tinta desaparece lentamente em alguns dias. E a caneta que a tinta sai com água e você tem que lavar o tecido.
Foto: Pinto e Bordo - Canetas para tecido. |
PLAQUINHAS DE ENROLAR LINHA
As plaquinhas servem para a gente organizar as linhas que vem na meada e no rolinho a fim de que elas não deem nó conforme vamos manuseando. As mais comuns no mercado são as de plástico brancas. Porém, podemos fazer de outros materiais.
Eu mandei fazer as minhas próprias plaquinhas personalizadas para a pinto e bordo em MDF! Mas você também pode fazer com papelão ou papel Kraft, grampos de roupa e outros materiais que a sua imaginação permitir
Foto: Pinto e Bordo - Placas de enrolar linhas da minha marca. |
Foto: Pinto e Bordo - Grampos de roupa para enrolar linhas. |
Foto: Pinto e Bordo - recortes de papel kraft como plaquinhas. |
CAIXA ORGANIZADORA DE LINHAS
Nelas organizamos as plaquinhas com as linhas enroladas para facilitar a escolha das cores na hora de bordar. As mais comuns são as de plástico. Porém, existem algumas de madeira e MDF. Também podem ser pintadas, decoradas e personalizadas!
Foto: Pinto e Bordo - Caixa das linhas de meadas. |
Foto: Pinto e Bordo - Caixa das linhas de rolinho e outras mais grossas. |
Foto: Pinto e Bordo - Caixa das linhas metalizadas, de seda, miçangas. |
AGULHEIRO E ALFINETEIRO
Vejo bastante confusão com esses dois nomes !
O agulheiro serve para gente guardar as agulhas que não estamos usando de forma segura para não nos machucarmos e nem perdermos as agulhas.
Este aqui eu fiz de papel e feltro em forma de livro.
Foto: Pinto e Bordo - Agulheiro |
Já o alfineteiro serve para você espetar agulhas e alfinetes enquanto estiver usando para que elas não se percam. Este aqui eu fiz com com Um retalho de algodão cru sino e preenche com fibra.
Foto: Pinto e Bordo - Alfineteiro. |
PASSADOR LINHA
Vocês já devem ter visto essa pecinha nos kits de costura, mas não tá bem para que serve não é mesmo? Ela nos ajuda a passar a linha por dentro do olho. Passamos primeiro essa parte fininha dentro do olho da agulha, depois passamos a linha por dentro dessa parte fininha do passador de linha e depois puxamos o passador de linha para que ele puxe a linha por dentro do olho. O único problema desse modelo é que são praticamente descartáveis de tão frágeis. Existem outros modelos na internet que parecem ser mais resistentes, mas nunca usei.
Foto: Pinto e Bordo - Passador de linhas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário