quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

É INICIANTE NO BORDADO? saiba como começar

 Há um certo tempo eu escrevi este post para compartilhar como eu faço antes de começar a bordar, os jeitos de transferência do desenho para o tecido, dicas de linhas e agulhas e agora deu vontade de compartilhar de novo! 
É claro que sempre tem uma atualizada nas informações pra acrescentar as novidades!

Antes de começar a bordar os pontinhos é preciso fazer várias etapas de preparação. Então, se liga na #dica e vamos começar! 

Depois veja mais detalhadamente quais são os materiais mais básicos e os materiais complementares para comprar e não jugar dinheiro fora!

Selecione o tipo de tecido que será usado e o desenho a ser bordado.
Corte o tecido no tamanho do trabalho. Lembre-se de deixar uma margem de sobra se houver costura ou outro acabamento.
O ideal é passar a ferro o tecido antes de começar a cortar para que as dobras e amassados não alterem o tamanho. E também  lavar se for um tecido que encolhe. Gosto muito de usar o algodão cru médio (tem o grosso e o fino) e a sarja (tem várias cores), mas também podemos bordar em tricoline liso ou estampado, linho, cânhamo fino, piquet, feltro, etc.
Sobre o desenho: faça seus próprios desenhos ou escolha desenhos que possam ser copiados com autorização. Respeite os direitos autorais!
Coloque o tecido sobre uma mesa ou superfície plana de modo que o tecido não fique enrugado. Sobre o tecido coloque o papel carbono (atenção com o lado do carbono: o lado que solta o carbono deve ficar para baixo, em contato com o tecido) e sobre o papel carbono coloque o desenho no local exato que será bordado.
Prenda o risco e o tecido com as agulhas mesmo de modo que o desenho não se mova na hora de riscar. Deixe o carbona sem prender para não marcar o tecido.
Acompanhe no esquema abaixo:

Esquema 1
Foto: Pinto e Bordo

Passe o lápis de grafite mais duro (2B) por cima do desenho a ser bordado com bastante atenção para que não falte nenhuma parte do desenho. Vá observando para que a pressão do lápis não seja muito forte nem muito fraca e para que não falte nenhuma parte.  Não recomendo passar o desenho com caneta. Mesmo tendo a camada do papel carbono e do desenho pode acontecer de a caneta perfurar e manchar o tecido.

Foto: Pinto e Bordo - transferência do desenho para o tecido

Se for desenhar no próprio tecido use o lápis de grafite mais macio (6B) e capriche no traço. Lembre-se: a qualidade do desenho está diretamente relaciona com a beleza do trabalho! 
O desenho também pode ser feito a mão livre diretamente no tecido com uma caneta apagável. Sua tinta desaparece com calor, então pode ser apagada depois de bordar com o calor do ferro de passar ou do secador de cabelos! É sensacional, sou fã desta caneta! Porém, também tem canetas que a tinta sai com água, que desaparece com o tempo, que tem a ponta de riscar e a ponta de apagar, de tinta preta, de tinta branco pra tecido escuro. Essas são as que eu uso.

Foto: Pinto e Bordo - canetas

Neste caso usei o risco por baixo pra passar a caneta.


Agora seu tecido já está pronto para ser bordado.
Escolha a agulha conforme a espessura da linha / quantidade de fios e a trama do tecido a ser perfurado. Uma linha mais grossa requer uma agulha com furo maior. Um tecido de trama bem fechada combina mais com uma agulha mais fina. Porém, esses 3 elementos (trama do tecido, agulha e linhas) podem variar bastante e vão depender do gosto e aptidão de cada pessoa.
Passada a linha na agulha, dê dois nós (um sobre o outro) em uma das pontas da linha. Este nó servirá para que a linha não atravesse completamente o tecido e escape no primeiro ponto, conforme o esquema 2.

Esquema 2

Ou também podemos usar a linha dupla ou dobrada, como mostra o esquema 3. Isto quer dizer que podemos usar 1 fio de linha e dobra-lo para que o bordado fique com 2 fios. Assim como 2 fios virarão 4 para bordar e assim por diante. É o jeito que mais gosto de bordar. E tem a vantagem da linha não escapar da agulha quando estamos bordando!

Esquema 3

Tudo pronto é a hora de escolher os pontos para cada parte do desenho. Não precisa ter pontos diferentes em cada parte do bordado, nem todos os pontos iguais. Não há regra. A escolha dos pontos vai ser de acordo com o gosto pessoal. Isso vai expressar a particularidade e personalidade de cada trabalho.
A variedade de pontos costuma ser usada conforme o realismo que se quer dar ao bordado para representar o mais próximo com a realidade possível; ou também para representar padrões geométricos e abstratos. Entretanto, há algumas categorias que ajudam na escolha dos pontos e estão separados em: para contornar, para preencher os desenhos, pontos de laçada e mais muitos outros sem categoria que você pode usar conforme sua imaginação e criatividade.

Agora é mão na agulha e bons trabalhos!

Foto: Pinto e Bordo - Kit de bordado

Não esqueça de deixar seu comentário!
Ele é incentivador e motivador!

Acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário