quinta-feira, 7 de abril de 2022

OUTRA NOSSA SENHORA APARECIDA

Oi Gente, tudo bem com vocês?

Fazia tempo que não aparecia por aqui, não é mesmo? O cansaço bateu, o trabalho remoto exigiu bastante e novas adaptações tiveram que ser feitas. Mas cá estou eu novamente para conversar com vocês sobre os bordados: seus processos, pontos e acontecimentos particulares que cada projeto carrega consigo (e conosco).

Sobre esse bordado: vai ser daqueles maiorzinhos (30x40cm) e mais densos que a gente tem pra ir fazendo aos poucos, entre os pequenos, entre os presentes, entre as aulas, maaaas que a gente tem vontade de fazer sempre!

É mais uma Nossa Senhora de Aparecida em outro formato. Era o formato e o tipo que eu queria fazer o meu São Francisco de Assis, mas não dei jeito a desenhar aquela careca com cabelo dele. Esse desenho fiz direto no tecido olhando algumas referências de imagens da santa na internet, não tenho o risco e muita coisa vai ser acrescentada na hora, assim como também posso suprimir outras.

O andamento desse processo vai ser compartilhado nos stories do instagram, acompanha lá!
Instagram: Pinto e Bordo

Projeto novo sempre dá um frio na barriga, mas acho que vai dar certo!

Nas sincronicidades da vida...
No dia 02 de Fevereiro, é o dia em homenagem a Iemanjá que, no sincretismo religioso, tem como correspondente Nossa Senhora da Conceição.

Justo neste dia terminei a primeira parte do bordado (a figura da santa) da Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Faltando a segunda parte (o fundo) que pretendo fazer em outro momento, após estudar, pesquisar e experimentar as cores e outros elementos.

Comecei esse trabalho em 14 de janeiro fazendo (e desfazendo) por aproximadamente 1 hora por dia. Foram 20 dias, 20 horas de dedicação!
Foram muitos os desaFios e aprendizados, desde o desenho, escolha das cores e dos pontos até os detalhes que têm os simbolismos da história, como a coroa, a cobra, o rio (que ainda não bordei)... mas sem dúvida o mais difícil até agora mesmo foi o rosto que não ficou como eu queria, mas sim como eu pude fazer.
Tenho a ideia de usar uma paleta de cores bem parecida com a tela Noite Estrelada de Van Gogh.

Mas você sabia que a Nossa Senhora Aparecida é a Nossa Senhora da Conceição com um manto e uma coroa? Esses acessórios foram doados pela princesa Isabel em promessa e, posteriormente, à graça alcançada de ter filhos.

Aqui na minha cidade ela é muito importante por ser a padroeira dos pescadores (foto 2). Todos os anos é feito um cortejo religioso com uma parte por mar e outra por terra cantando e rezando para agradecer e pedir novas bênçãos.

Por enquanto, este bordado está descansando, fermentando, amadurecendo, esperando uma ideia ou impulso para continuar. Assim que isso acontecer volto pra mostrar!

Um beijão e bons trabalhos!



Querendo novidades diárias sobre meus trabalhos acompanhe pelo instagram: Pinto e Bordo


Nenhum comentário:

Postar um comentário