segunda-feira, 20 de junho de 2022

AGULHAS: tamanhos, tipos, agulheiro x alfineteiro, descarte, como usar e dicas.

Com quantas e quais agulhas se faz um bordado?
Parece uma pergunta simples e objetiva, mas não é não!

Agulha é um dos itens obrigatórios no bordado e acho que falamos tão pouco delas que resolvi compartilhar o que eu sei e a minha opinião sobre elas.

As agulhas que mais uso são incluídas na categoria de agulhas de mão e são as que tem ponta fina de número 3, 6 e 7. Elas são feitas de aço niquelado e existem algumas marcas, como a Corrente, Círculo, Bohin (um pouco mais cara). Os números das agulhas indicam o seu tamanho. Quanto mais alto o número mais fina e menor é a agulha. Os números variam de 0 a 12 aproximadamente. 

Foto: Pinto e Bordo - Guia de agulhas

Também existem agulhas de bordar à mão com ponta fina, com ponta redonda (para o caso de pontos em que não apanhamos o tecido e para tecidos de fios contados, como ètamine), agulhas com dois olhos (onde trabalhamos com dois fios de cores diferentes), agulha de olhos dourado (dura mais para quem molha a linha antes de passar no olho), agulha para cego (tem um jeito diferente de passar a linha), de plástico etc.

Essa é mais uma página do meu Livro de Pano Bordado. Vou usá-la para ter à mão e mostrar para as alunas.  

Além disso, cada tipo tem uma numeração. E para complicar, a numeração é inversamente proporcional ao tamanho da agulha, ou seja, quanto maior o número da agulha menor vai ser o seu tamanho e espessura.

A escolha da agulha vai depender de um combinado entre a trama do tecido ser mais aberta ou fechada, da quantidade ou a espessura do fio da linha que você vai usar e o seu conforto de bordar. Eu, por exemplo, gosto de bordar com a menor agulha que puder! Assim, se você for usar uma linha de meada vai precisar de uma agulha com o número maior e se for usar linha de novelo vai precisar de uma agulha com o número menor. Sua escolha também por ser subjetiva e inconsciente de maneira que a agulha que você mais goste seja aquela mais confortável e ergonômica para o tamanho da sua mão.

Resumindo eu teria pelo menos a número 3 e 6, de metal, com ponta fina.

Nesta página do Livro de Pano Bordado relaciono a tamanho da agulha com a espessura do fio usado pra bordar. Escolhi os fios que mais uso e alguns interessantes que já usei pra inspirar vocês a se aventurar!

Ainda temos o fato de que as agulhas não duram para sempre, apesar de durarem bastante (se você não perder). Conforme usamos elas vão escurecendo e perdendo a característica de deslizar facilmente na trama do tecido, enferrujam ou quebram. Por isso, acho importante pensarmos no descarte. Eu particularmente guardo todas as agulhas que não quero mais usar em um frasco fechado e identificado para que no descarte para a reciclagem não machuque ninguém.

Foto: Pinto e Bordo - descarte de agulhas


Notas:
✍* Todos os fios e coloquei na agulha sem dar aquela "lambida" no fio (acho que perdi esse hábito na pandemia).
✍** Encontrei agulhas de olhos ligeiramente diferentes no mesmo pacote (fica a dica, se tiver difícil de enfiar a linha troca de agulha ou vira de o lado do olho).
✍***Não é e não há regra pra isso, é só o jeito que eu faço e funciona.

AGULHEIRO E ALFINETEIRO 

Vejo bastante confusão com esses dois nomes ! 
O agulheiro serve para gente guardar as agulhas que não estamos usando de forma segura para não nos machucarmos e nem perdermos as agulhas.
Este aqui eu fiz de papel e feltro em forma de livro.

Foto: Pinto e Bordo - Agulheiro


Foto: Pinto e Bordo - Agulhas.

Já o alfineteiro serve para você espetar agulhas e alfinetes enquanto estiver usando para que elas não se percam. Este aqui eu fiz com com Um retalho de algodão cru sino e preenche com fibra.

Foto: Pinto e Bordo - Alfineteiro.

Eu tenho muitas agulhas por contas Oficinas que ministro. Então, achei um jeito diferente e prático de organizar as agulhas. Eu mostro neste vídeo: 

Acesse o canal do YouTube para ver mais vídeos como este! 


Como usar o passador de linhas?

Muitas pessoas já viram essa pecinha nos kits de costura que se compra em loja de artigos para a casa, mas não tem ideia para quê serve.
Pois bem, fiz um vídeo mostrando como ela facilita nosso trabalho (quando funciona, porque ele é bem frágil, praticamente descartável)




Como usar a linha na agulha para bordar?

Nessas imagens eu mostro 4 maneiras de usar a linha na agulha. Todas elas eu conheci ao longo do meu tempo de bordadeira e vi vantagens e desvantagens. Porém, conforme a necessidade do projeto podemos escolher qual a maneira é a melhor. Não precisamos usar sempre do mesmo jeito, ainda mais agora que você já vai ter acesso a essas informações. Um exemplo prático é se você vai fazer um bordado em que o nó do arremate te atrapalharia (bordado em roupa ou em papel) neste caso você usaria a opções 2 e 4.
Confere a lista completa e depois me diz o que você achou, tá?









Como fazer o nó para iniciar o bordado?

Você já tentou fazer aqueles dois nózinhos um em cima do outro na ponta da linha para começar começar a bordar e os nózinhos ficaram longe um do outro?
Pois é, essa maneira é interessante aprender, pois facilita a nossa vida. Explicar com palavras é complicado, então gravei esse vídeo.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário